Saturday, April 28, 2007

Todos os portugueses eliminados no qualifying


Leonardo Tavares, Gastão Elias e Tiago Godinho, os três portugueses convidados para o torneio de qualificação masculino do Estoril Open, este ano reduzido a 16 tenistas, foram hoje todos eliminados na primeira das duas rondas.

Tavares, Elias e Godinho cederam perante o colombiano Alejandro Falla, o francês Mathieu Montcourt e o espanhol Albert Portas, deixando a representação portuguesa no quadro principal masculino limitada a Frederico Gil e Pedro Sousa, ambos presentes com wild cards.

Leonardo Tavares foi o primeiro a despedir-se, embora tenha obrigado Alejandro Falla, o terceiro jogador mais cotado desta qualificação masculina, a ter de disputar três parciais para vencer o português, por 6-7 (4-7), 7-5 e 6-2.

Gastão Elias, parceiro de treinos do suíço Roger Federer no recente Masters Series de Monte Carlo, apenas conseguiu ganhar cinco jogos ao francês Mathieu Montcourt, que se colocou a um triunfo do quadro principal depois de vencer por 6-4 e 6-1.

Frente a um jogador que em 2006 só perdeu nas meias-finais do quadro principal com o futuro campeão, o argentino David Nalbandian, Tiago Godinho ganhou igualmente apenas cinco jogos a Albert Portas, que se apurou para a última ronda do qualifying com um triunfo por 6-2 e 6-3.

Em virtude de o torneio masculino, que em 2007 cumpre a 18ª edição, começar num domingo, o torneio de qualificação foi reduzido para apenas 16 jogadores, ficando já definidos os quatro apurados no primeiro dia oficial da competição, que decorre até 06 de Maio nos courts de terra batida do Estádio Nacional, no Jamor.

Em femininos, Catarina Ferreira protagonizou uma das grandes surpresas na primeira ronda do qualifying, ao bater a francesa Youlia Fedossova, a segunda jogadora mais cotada nesta qualificação.

Treinada por João Cunha e Silva, tal como Frederico Gil, Catarina Ferreira, 661ª da hierarquia, bateu a 114ª jogadora mundial em apenas dois sets, por expressivos 6-2 e 6-2.

Na segunda ronda, Catarina Ferreira defrontará a cazaque Amina Rakhim, que brindou a norte-americana Brie Whitehead com uma bicicleta (6-0 e 6-0), mas, caso se imponha, a portuguesa terá ainda que passar por uma terceira eliminatória para se apurar para o quadro principal.

De fora ficaram já Maria João Koehler, derrotada pela norte-americana Neha Uberoi (6-1 e 6-0), e Kátia Rodrigues, que perdeu com a russa Ekaterina Makarova por duplo 6-1.

O encontro entre Joana Pangaio Pereira, a outra portuguesa presente no qualifying, e a checa Barbora Zahlavoiva Strycova, a sexta jogadora mais cotada da qualificação, foi um dos dois da primeira ronda que acabou por ser adiado para domingo.

No comments: