Sunday, May 6, 2007

Djokovic vence Estoril Open

Novak Djokovic é o novo campeão do Estoril Open, depois de ter derrotado na final Richard Gasquet por 7-6(7), 0-6 e 6-1. O troféu de campeão recebeu-o das mãos de Eusébio da Silva Ferreira.

A mais jovem final de sempre do Estoril Open correspondeu em pleno às expectativas que foram criadas. Novak Djokovic (19 anos) e Richard Gasquet (20) deram espectáculo num Court Central completamente cheio.

O encontro começou sob o signo do equilíbrio. Os dois tenistas – que somente se haviam defrontado uma vez (Masters Series Madrid 2006) – demoraram algum tempo a estudar o jogo de cada um, até surgirem as primeiras quebras de serviço. No primeiro parcial, foram apenas duas (uma para cada lado), que acabaram por levar a discussão do set para o tie-break. A toada equilibrada manteve-se, mas o sérvio acabou por levar a melhor. Gasquet, ao longo do set, dispôs de pontos para fechar o parcial, mas junto à rede o seu jogo esteve algo inconstante.

O segundo set trouxe um Novak Djokovic transfigurado que, ao invés de se soltar para um resto de encontro tranquilo, viu as coisas começarem a correr mal. Como consequência, acabou por entregar o set, preparando-se mentalmente para o derradeiro parcial.

Dito e feito, a estratégia resultou na perfeição e o terceiro cabeça-de-série do Estoril Open voltou a carregar no acelerador para não mais levantar o pé. Ao fim de duas horas e 11 minutos, o tenista sérvio colocava um ponto final numa semana de grande nível, com o resultado de 7-6(7), 0-6 e 6-1.

Consumado o título de campeão do Estoril Open, Novak Djokovic repartiu as atenções da cerimónia de entrega de prémios com Eusébio da Silva Ferreira. A antiga glória do SL Benfica e da selecção nacional de futebol desceu ao Court Central a convite de João Lagos – aproveitando Djokovic, entretanto equipado com a camisola da selecção sérvia, para pedir um autógrafo ao ‘King’.

“É uma grande honra para mim receber o troféu de campeão das mãos do Eusébio. Agradeço-lhe ter vindo aqui, foi um prazer enorme”, confessou ‘Nole’, antes de felicitar Gasquet: “é um grande jogador e espero que possamos encontrar-nos mais vezes para encontros tão bons como este disputado aqui hoje”.

Com o troféu Vista Alegre nas mãos, Novak Djokovic somou então o quinto título profissional – depois dos êxitos em Amersfoort e Metz (2006), Adelaide e Masters Series Key Biscaine (2007). No registo pessoal da presente temporada, aumentou para 31 o número de vitórias contra apenas seis desaires (lidera este campo estatístico em todo o circuito).

Na galeria de campeões, Novak Djokovic sucede então ao argentino David Nalbandian, tornando-se no 15º titular do palmarés de singulares masculinos do Estoril Open. Em termos monetários, a sua conta bancária engordou em cerca de 76 mil euros, com direito em simultâneo a 200 pontos que serão amanhã somados no ranking ATP. Richard Gasquet subirá duas posições para se instalar no 13º posto (em Setembro de 2005 atingiu o seu melhor ranking, 12º).


No comments: